EMAIL

secretaria@sinduscomvt.com.br

Atendimento

(51) 3748-4892

NOTÍCIAS

27 Março
2025

Associados aprovam contas e interagem na assembleia geral do Sinduscom VT

27/03/2025

O Sinduscom VT realizou sua assembleia geral ordinária nesta terça-feira (25). A programação foi coordenada pelo presidente Daniel Bergesch e acompanhada pelos associados do sindicato patronal, que além de apreciarem os assuntos da pauta aproveitaram o encontro para troca de ideias e relacionamento. 

O grupo aprovou o demonstrativo de receitas e despesas apresentado pela contadora Ana Ewald, bem como o parecer do Conselho Fiscal. Além disso, também foram autorizados os encaminhamentos envolvendo a negociação da convenção coletiva de 2025 e definida a contribuição assistencial/confederativa. O presidente aproveitou o momento para também destacar ações da entidade que estão em andamento, como a comitiva de empresários que vai participar do 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) com subsídios da entidade. O evento ocorre de 08 a 11 de abril em São Paulo e será acompanhado pelo presidente e diretores do Sinduscom VT, além de diretores das construtoras Zagonel, Privilège, C2B, Imojel, DNW, Cerâmica Bruxel e Rabaioli Compagnoni e Formallar. 

Também foi comentada a importância da representatividade exercida pelo Sinduscom VT e entre as iniciativas estão o grupo de trabalho envolvido com o novo Código de Edificações de Lajeado, cujas mudanças impactam de forma direta nos projetos das construtoras associadas. Da mesma forma, a entidade foi chamada para uma contribuição técnica ao programa “Uma Casa por Dia”, uma iniciativa do convênio firmado entre Ministério Público e Agência de Inovação e Desenvolvimento (Agil) para atender famílias vítimas da enchente de maio de 2024. Falta de mão de obra e novas iniciativas de complemento à campanha que está em andamento também integraram a pauta.

Fonte: AI Sinduscom VT
14 Janeiro
2025

Sinduscom VT lança campanha para atrair mão de obra e conscientizar sobre riscos do trabalho informal

14/01/2025

A falta de mão de obra é um problema que afeta uma grande parte das empresas e que tem se agravado cada vez mais. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) e divulgada em novembro pelo O Globo, 58,7% das empresas no país enfrentam dificuldades para absorver ou reter profissionais, percentual que sobe para 60,4% no setor da construção civil. Preocupado com esse dado, o Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari (Sinduscom VT) inicia nesta semana uma campanha institucional digital de sensibilização dos trabalhadores, a qual será publicada nas redes sociais do sindicato visando conscientizar para as oportunidades disponíveis e também para os benefícios e vantagens do vínculo empregatício com as empresas, especialmente direcionados aos que atuam na informalidade. 

De acordo com o presidente em exercício, Daniel Bergesch, o problema da escassez de mão de obra atinge as diversas categorias da cadeia que o sindicato representa, gerando um entrave na manutenção e no crescimento das empresas. “Precisamos agir de forma coletiva com o intuito de minimizar essa limitação”, comenta. Além disso, ele destaca a necessidade de alertar sobre os riscos e prejuízos de trabalhar no mercado informal, que, na sua avaliação, juntamente com os programas de assistencialismo promovidos pelos governos, é o que mais compromete a disponibilidade de profissionais. “Inicialmente essa carência de mão de obra inibia o crescimento das empresas, travando lançamentos imobiliários e ampliações das indústrias na nossa cadeia. Hoje a situação é tão grave que ameaça a existência e continuidade das organizações”, estima Bergesch.

Campanha

A campanha é uma das ações do Sinduscom-VT contemplada pelo Prosind – Programa de Apoio a Projetos Sindicais, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), que envolve ainda a atualização da Identidade Visual; renovação de frota, mediante contrapartida da entidade; e a formação de uma comitiva, que participará do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2025), que ocorrerá em abril deste ano, em São Paulo . O objetivo da Federação é incentivar a execução de projetos que contribuam para o fortalecimento de sua atuação sindical, que fomentem o associativismo e aumento da representatividade do setor industrial.

Fonte: AI Sinduscom VT
10 Janeiro
2025

Sinduscom VT é contemplado cm o Projeto FIERGS - 2024/2025

10/01/2025

Foi entregue na manhã desta sexta-feira o novo automóvel do Sinduscom-VT. O New City Sedan EX foi recebido pelo presidente em exercício, Daniel Bergesch, e pelo gerente executivo Valdir Schwarzer. A renovação de frota, mediante contrapartida da entidade, é uma das ações contempladas pelo Projeto FIERGS 2024/2025, que também envolve a atualização da Identidade Visual do Sinduscom-VT, uma campanha institucional digital para a atração de trabalhadores para as Categorias Econômicas e a formação de uma comitiva que irá participar do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2025), em abril deste ano.

 

Fonte: AI Sinduscom VT
12 Dezembro
2024

Sinduscom VT recebe é homenageado pela Fiergs

12/12/2024
O Sinduscom VT recebeu homenagem hoje pelos 20 anos de atuação. O reconhecimento foi feito pela Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), que entregou uma placa aos líderes da entidade pela história de sucesso na promoção e defesa da indústria da construção civil no Vale do Taquari.
A distinção ocorreu nesta quinta-feira, durante o evento de encerramento do ano da entidade estadual, em Porto Alegre.
Fonte: AI Sinduscom VT
1
2
3
4
5
>